GABINETE E SECRETARIA DA PREFEITURA

ATRIBUIÇÃO: gerenciar a papelada para o prefeito/prefeita assinar e participam fortemente dos processos políticos da cidade. Embora seja uma secretaria pequena, geralmente é ocupada por um conjunto de assessores bastante próximos e de extrema confiança do chefe do executivo.

DEPARTAMENTO DE SAÚDE

ATRIBUIÇÃO: É a secretaria que cuida de médicos, enfermeiros e auxiliares da saúde, bem como dos inúmeros equipamentos e prédios. Estabelece agendas para os profissionais (quantos pacientes devem ser atendidos em cada bairro, em cada especialidade médica), estabelecem critérios de fila (quem deve ser priorizado em determinadas situações de risco a saúde), gerenciam toda a parte de compra de insumos (tal como a educação, a saúde especifica para as secretarias de administração e finanças o que elas precisam comprar em termos de roupas, alimentos, equipamentos, etc.). Essa secretaria também presta contas dos recursos do Sistema Único de Saúde e é integrada ao mesmo.

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

ATRIBUIÇÃO: Responsável principalmente pela execução da despesa pública. É nessa secretaria que o orçamento municipal é registrado e as despesas são nele processadas, através de complexos sistemas de informação (software). Faz a parte de tesouraria (emissão de cheques/ordens de pagamento) e toda a parte contábil (balanços, lançamentos em diário e razão, conciliações bancárias, etc). Geralmente é a secretaria também responsável pela arrecadação, então conta com uma parte de atendimento ao público quando há tesouraria física (às vezes não há tesouraria física, o pagamento de tributos só é possível por instituições bancárias).

DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES

ATRIBUIÇÃO:Cuida do transporte público, da pintura e sinalização de vias públicas, do trânsito, multas municipais. Gerencia também a frota de v eículos do município, organiza os motoristas, os consertos em carros. Também disponibiliza tratores, caminhões e ônibus às outras secretarias. Gerencia o abastecimento dos veículos e o consumo de combustível.

DEPARTAMENTO CULTURA E PATRIMONIO HISTORICO

ATRIBUIÇÃO: Tem como objetivo principal a democratização da cultura e a promoção da diversidade cultural. Nessa perspectiva, responsabiliza-se por planejar e executar as políticas públicas da cultura no município, de modo a favorecer a promoção, a difusão e o estímulo aos diversos setores da cultura;assessorar e atuar junto aos conselhos municipais de Patrimônio Histórico e Cultural, de Cultura e de Lazer.

DEPARTAMENTO ESPORTE E LAZER

ATRIBUIÇÃO: Cabe à Secretaria Municipal de Esportes promover e difundir o esporte em todas as suas manifestações, bem como estimular e orientar as atividades, fiscalizar as práticas esportivas e a destinação de auxílios a entidades esportivas.

DEPARTAMENTO TURISMO

ATRIBUIÇÃO: Cabe à secretaria, também,estimular a formação de grupos representativos e mecanismos de gestão participativa e integrada no município com vistas à difusão do turismo e cultura em nossa cidade;promover, organizar, apoiar e incentivar eventos e ações que estimulem a valorização do município, sua comunidade e seus patrimônios.

DEPARTAMENTO DE ASSISTENCIA SOCIAL

ATRIBUIÇÃO: Tem como objetivos promover, orientar e controlar a execução da política de desenvolvimento social do Município.

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE

ATRIBUIÇÃO: A Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolve trabalhos nas áreas de política ambiental. É responsável por promover estudos e projetos ambientais, propostas de leis e normas ambientais, parcerias com ONGs, empresas e interessados em meio ambiente. 

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

ATRIBUIÇÃO: Cuida das escolas, dos professores, dos estudantes. É a secretaria que faz a indicação de que quantidade é preciso comprar de merenda, controla informação de faltas de alunos, elabora projetos de lei referentes à educação (como planos de educação), faz toda a coordenação pedagógica de professores e distribui os profissionais da educação conforme a demanda da cidade. Geralmente é a maior secretaria em número de servidores públicos. Também presta contas sobre os recursos da educação.

DEPARTAMENTO FINANCEIRO

ATRIBUIÇÃO: Responsável principalmente pela execução da despesa pública. É nessa secretaria que o orçamento municipal é registrado e as despesas são nele processadas, através de complexos sistemas de informação (software). Faz a parte de tesouraria (emissão de cheques/ordens de pagamento) e toda a parte contábil (balanços, lançamentos em diário e razão, conciliações bancárias, etc). Geralmente é a secretaria também responsável pela arrecadação, então conta com uma parte de atendimento ao público quando há tesouraria física (às vezes não há tesouraria física, o pagamento de tributos só é possível por instituições bancárias).

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

ATRIBUIÇÃO: Conhecida pela sigla RHé uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem como tarefas o recrutamento e seleção de pessoal, avaliação de desempenho dos funcionários.

DEPARTAMENTO DE OBRAS

ATRIBUIÇÃO: É de competência da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos a execução de obras públicas no município, tais como a construção de galerias pluviais, manutenção de máquinas, pavimentação, drenagens, calçamentos, limpeza, capina, varredura e serviço de coleta de lixo. A Secretaria de Obras também cuida do cemitério, pavimentação e conservação das vias públicas.